FELICIDADE .!?
- AnaCris
- 29 de jun. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de jun. de 2020
Refletir sobre a FELICIDADE nos ajuda a mantê-la ao nosso lado.

Adoro o tema, porque acredito na felicidade, não como uma explosão. Mas felicidade de todos os dias, de ter a alma tranquila, e sorrir por nada.
Acredito na felicidade, mesmo quando algo não dá tão certo como o esperado, fico feliz em ter tentado.
Acredito nesta felicidade calma, que hoje eu sinto.
Já passei por uma profunda depressão, quando acreditava que a vida não precisava de mim. E, se não fosse espírita, se não tivesse medo do que podia acontecer, talvez desistisse da vida. Porque não via sentido na minha vida, no que eu fazia. Tudo parecia conspirar contra e na verdade quem conspirava contra, era eu.
Sair daquele buraco exigiu muito esforço, esforço que só quem já esteve lá no fundo, sabe. Quando bate a tristeza por tanto tempo desperdiçado, me lembro que serviu para alguma coisa, para saber como é, de verdade a dor do outro, para criar casca, e aprender. Então, não lamento cada minuto no buraco.
Felicidade não é algo mágico, que recebemos com uma varinha de condão.
Felicidade é construção.
Vocês sabiam que felicidade é um assunto tão sério que alguns países criaram ministérios ou departamentos, para tratar da felicidade de sua população? Butão, parece muito zen? A Inglaterra também, agora estamos mais racionais, não é?
Os Emirados Árabes Unidos também, o interessante é que quando decidiram criar o ministério por lá, eles enviaram agentes do governo para estudar, em alguns lugares do mundo; Califórnia, Inglaterra. Para estudar a ciência da felicidade e positividade, atenção plena e outras, como políticas públicas para felicidade e coordenação de equipes. Dubai quer ser, até 2021 a cidade mais feliz do mundo, e quem cuida do ministério é uma mulher.
Tem ainda Nova Zelândia e Escócia, com políticas públicas para bem-estar e felicidade.
Incrível pensar em atenção plena e positivismo como índice para política pública da felicidade. Claro que renda per capita está entre os índices e percepção de corrupção também, e temos outros como saúde, liberdade, confiança.
A Finlândia é o pais mais feliz do mundo hoje, e foi feita uma pesquisa com alguns jornalistas, perguntando como viam a Finlândia de outro ponto do mundo e achei muito interessante, mais de um se referiu ao RESPEITO como um grande valor deles. EDUCAÇÃO, SAÚDE e SEGURANÇA foram outros pontos. Achei interessante que um deles se referiu ao jeitinho brasileiro e disse que via mais a corrupção e o jeitinho hoje em dia, do que a simpatia de outros tempos.
Se, é verdade que fica difícil ser feliz quando vejo a dor do outro, é verdade também que quando contribuo com o outro, meu coração se aquieta e consigo me voltar para minha vida e ser feliz. Isto é válido para o entorno e para o social. Não é possível ser feliz, quando alguém bem perto de mim passa por uma situação difícil, mas quando eu paro, analiso e faço o meu melhor para ajudar naquela situação, meu coração se aquieta. E o meu melhor não é fazer a parte dela, é fazer a minha parte.
E socialmente? como lidar com a frustração de ver tanta desigualdade? Como lidar com a tristeza de ver tantos morrendo por irresponsabilidade, seja lá de quem for? Fazendo a nossa parte. Posso doar em valores. Posso doar em atenção. Posso doar em conhecimento. Posso doar não piorando a situação. Posso doar em consciência. E principalmente posso ajudar a manter o nível energético do planeta, é claro que primeiro da minha casa.
Algumas reflexões:
Felicidade - felicidade está comprovado que é uma habilidade que pode ser cultivada e praticada. Segundo Richard Davidson A psicologia positiva e a neurociência têm estudado muito sobre a felicidade e a mente. Vale uma reflexão: O quanto eu acredito nisto? Sonja Lyumbomirsky da Universidade da Califórnia diz que "mudanças duradouras requerem esforço e comprometimento todos os dias de nossa vidas" E com felicidade é assim. Tem que ser ter, determinação, querer e decisão. Qualquer coisa que a gente se comprometa a fazer requer esforço e dedicação, e vocês devem saber disso. E porque a felicidade merece menos? Conclusões sobre pessoas mais felizes: Universidade de Illinois EUA
são mais sociáveis, cooperativas, generosas, altruístas
mais criativas e produtivas
tem mais amigos de renda maior
têm mais auto controle para lidar com situações adversas
possuem 50% mais anticorpos, aumentando assim seu sistema imunológico
possuem baixo risco de desenvolver doenças vasculares, pulmonares, diabetes, hipertensão,resfriados e vivem mais
Felicidade segundo Martin Seligman, pai da psicologia positiva - Felicidade é tornar a vida significativa
Tal Ben-Shahar da neurociência diz que podemos mapear o cérebro e ver as mudanças a partir de nossas emoções e com a felicidade, não é diferente.
O conceito científico da felicidade, aceito pelas academias é o conceito da Sonja Lyubomirsky - da Universidade da Califórnia que é:
"a experiência de alegria, contentamento ou bem-estar positivo, combinada com a sensação de que a vida é boa, significativa e vale a pena."
Ou seja leve e com sentido. Felicidade tem muito a ver com propósito.
Sabe-se que felicidade depende de alguns fatores que se complementam e que é única para cada um.
Parece incompleto? A ideia é esta mesma, estamos aqui para refletir.
Estudos tem comprovado que felicidade não é um lugar que se chega e sim o caminhar e que é composto por diversos aspectos.
E a Inteligência Emocional desenvolvida é caminho para a felicidade - ter autoconhecimento, empatia, motivação, lidar muito bem com nossos relacionamentos, ter produtividade, uma boa relação com o dinheiro, usar nosso planeta de forma justa e equilibrada, tudo isto faz parte da felicidade. E mais um número de coisas, que nos faz seres humanos melhores e em crescimento.
Quando se acredita que felicidade é um lugar de chegada ou um objetivo a alcançar, estamos falando muito mais de ansiedade de referência, do que de felicidade.
Atrapalha sua FELICIDADE:
Dependência emocional
Solidão
Foco no outro
Falta de serotonina
Medo de mudanças
Tentar agradar a todos para ser aceita
Viver de passado e mágoas
Foco no material
Se comparar aos outros - normalmente nos comparamos ao palco porque não vemos os bastidores
Procurar um mundo mágico e perfeito
Confundir prazer com felicidade
indisciplina / procrastinação - a pessoa não faz aquilo que gostaria, vem a frustração porque não consegue.
No coaching existe uma definição de FELICIDADE.
EXERCITAR SEUS TALENTOS NA POTENCIALIDADE MÁXIMA, RESPEITANDO SEUS VALORES.
Ajuda sua FELICIDADE
Defina o que é FELICIDADE para você - felicidade é diferente para mim e para você
AUTOCONHECIMENTO
Alinhe sua realidade com sua aspiração
Treine sua mente - decida ser feliz, faça isto diariamente e sua criatividade para encontrar soluções vai ajuda-la a ser mais feliz.
コメント